31 de outubro de 2007

Como andam os projetos da Ecoteca em 2007...

Aqui, você poderá conhecer o trabalho dos educadores e dos jovens que participam do projeto Ecoteca, em 2007. Não deixe de conferir os blogs!

Lembre-se que esse espaço também é seu e que você pode deixar sua sugestão, comentários, opiniões etc!

Bernardino de Campos - SP
As reflexões e o aprendizado sobre leitura estão sendo muito valiosos para todo os participantes. As escolas que integram o projeto estão desenvolvendo trabalhos que consideram a cultura da infância, o estímulo e registro da leitura dentro e fora da sala, assim como a análise de obras clássicas. O grupo de educadores está de parabéns!
Os jovens de Bernardino de Campos não deixam por menos, pois estão elaborando um projeto de aulas de informática para a terceira idade, um verdadeiro exemplo de conscientização e iniciativa social, que pode ser visto no blog http://www.bernajovem.blogspot.com/.

Cerqueira César – SP

Os participantes estão comprometidos a formar o livro de memórias de Cerqueira César, a partir de depoimentos, relatos, registros orais e escritos dos habitantes. O trabalho, quando concluído com certeza será publicado aqui! Os educadores também estão organizando peças de teatro com seus pequenos alunos, que também têm feito leituras com os pais em casa. Bom lembrar que as atividades em desenvolvimento nas dez cidades serão apresentadas em um evento final, no dia 10 de novembro de 2007!
As oficinas com os jovens estão indo muito bem, em busca do seu objetivo: fazer um grande evento cultural na cidade, que terá muitas atrações divertidas. Não deixe de conferir no http://www.culturajovemecoteca.blogspot.com/.

Itaí – SP
O grupo de educadores é muito animado e bastante ativo nas discussões teóricas relacionadas à leitura. A Secretaria de Educação, bastante envolvida em todo o projeto, tem sido uma grande aliada para que a integração entre os educadores ocorra e assim possam trocar experiências e depoimentos sobre as atividades em andamento. Merece destaque o papel dos monitores junto às oficinas com os jovens: a participação é muito atenta e responsável. O blog http://www.ecotecajovemitai.blogspot/ demonstra bem esse posicionamento e promove a integração entre as escolas de Itaí, objetivo principal dessa juventude no município.

Pirapozinho - SP
A turma de educadores é muito empenhada e vêm mostrando, claramente, novas abordagens quanto à leitura em sala de aula. A dedicação dos professores é refletida nos resultados do trabalho dos seus alunos, tanto em atividades de leitura feitas em casa quanto na sala de aula.
O grupo de jovens deseja restaurar a fonte da praça principal e, para isso, está mobilizando autoridades e diversas pessoas para que o objetivo seja alcançado. Confira no http://www.pirapofontejovem.blogspot.com/.

Sandovalina - SP
O projeto cartão postal está sendo muito bem desenvolvido por esse município. Também não deixam por menos o trabalho de leituras de obras clássicas, teatro e o trabalho desenvolvido sobre a cultura da infância. Os relatos das atividades são feitos em forma de narrativa escrita e oral e mostram bastante comprometimento dos educadores na questão da leitura.
O grupo de jovens decidiu conscientizar a população sobre o lixo e através de registros fotográficos e escritos, vem alimentando o blog criado para esse projeto: http://www.sandovalimpa.blogspot.com/.

Carlópolis - PR
Situada ao norte do Paraná, Carlópolis reúne um grande grupo de educadores que está trabalhando muito bem novas visões sobre a leitura, narrativas literárias e diferentes blocos temáticos. Há um grupo de bibliotecárias bastante empenhadas em aumentar a freqüência de visitas da população à biblioteca, assim como melhorar o atendimento. A proposta que os alunos dessa cidade estão desenvolvendo é surpreendente e contam com projetos para melhorar o hospital que atende a comunidade, diminuir conflitos nas escolas e fomentar o turismo local. São, portanto, três projetos que podem ser conhecidos nos blogs http://www.soshospital.blogspot.com/, http://www.amigosolidarioclps.blogspot.com/ e http://www.rotaturistica.blogspot.com/. Os monitores dos jovens merecem um parabéns especial pelo ótimo trabalho de acompanhamento!

Jardim Olinda – PR
Essa pequena cidade realmente mostra que a interação e a união de objetivos comuns são aspectos importantíssimos para que um objetivo seja bem cumprido. Os educadores, além de terem um ótimo relacionamento entre si, vêm aproveitado ao máximo as oficinas de capacitação de leitura. Os projetos estão aprofundando histórias em quadrinhos (que é um tipo de narrativa), registros escritos de leituras e o teatro nas escolas.
Os jovens estão concretizando um antigo sonho: construir um jardim na escola. Esse projeto está bastante adiantado e deve até ser apresentado em uma feira de Ciências que irá acontecer em Maringá. Acompanhe a construção do jardim! Entre no blog http://www.jardimolinda.blogspot.com/.

Paranapoema – PR
Os educadores estão envolvidos na elaboração do livro de memórias, que está ficando muito interessante e com muitas histórias sobre a cidade. Com os alunos, estão desenvolvendo registros escritos sobre leituras variadas, assim como o aprendizado em histórias em quadrinhos.
O grupo de jovens, assim como a cidade de Sandovalina, está trabalhando com a questão do lixo e a iniciativa é fazer uma estação de coleta seletiva de lixo no calçadão da cidade. Estão buscando apoio junto às autoridades e conscientizando a população! Esse belo projeto pode ser visto no http://www.sabadacoemparanapoema.blogspot.com/.


Ribeirão Claro – PR
Essa cidade possui o maior grupo de educadores envolvidos no Projeto Ecoteca, o que é muito bom, pois muitos projetos de leitura estão sendo desenvolvidos nas escolas, atingindo alunos de diversas idades. O grupo tem feito um ótimo registro das atividades e demonstra preocupação em transformar a leitura em uma atividade extremamente prazerosa para os alunos.
Os jovens sentem falta de atividades culturais ondem vivem e, por isso, estão desenvolvendo um projeto que possibilite terem mais alternativas, inclusive a possível instalação de um cine teatro! Não deixe de conferir essa ótima proposta no http://www.ecoriber.blogspot.com/.

Santana do Itararé – PR
As propostas feitas pela Ecoteca estão sendo muito bem atendidas, contando com a boa integração entre as escolas, empenhadas em perceber a leitura de forma interdisciplinar e interessadas em transmitir isso aos alunos. Os jovens estão fazendo o projeto Pensando no Futuro que, como o próprio nome já traduz, além de conscientizar, também mobiliza. Relacionado ao problema da rede de esgoto, o projeto pode ser conhecido pelo blog: http://www.grupojovemecoteca.blogspot.com/.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home